Sete passos para saber se você está fazendo social media do jeito certo

Sete passos para saber se você está fazendo social media do jeito certo

Como as mídias sociais estão virando uma ferramenta crucial para desenvolvimento e crescimento de vendas, de vez em quando você pode se deparar com uma dúvida: “Como posso saber se a minha estratégia de mídias sociais está dando certo?”. Você não está sozinho, vejo os gerentes e profissionais de marketing quebrando cabeça com isso o tempo todo, afinal, hoje em dia existem tantas plataformas com pontos fortes e fracos tão diferentes e regras que não são intuitivas.

Para ajudar a esclarecer um pouco esse assunto preparei um checklist de auditoria para suas mídias sociais que vai te ajudar a analisar seus esforços, descobrir os pontos que estão atrapalhando o seu desempenho e resolver esses problemas.

Passo 1: Identifique em quais redes sociais você já tem presença

Um passo fácil para começar sua auditoria – faça uma lista de todas as contas nas mídias sociais que a sua empresa tem. Procure o nome da sua marca no Google. As redes mais populares tem alta autoridade e vão aparecer na primeira página de resultados.

Passo 2: Avalie a utilidade de cada conta

Agora é hora de avaliar se existe alguma razão para manter presença em cada uma dessas redes. Comece perguntando-se porque criou cada uma das contas. Fez isso só para segurar o nome da marca ou para alcançar alguns objetivos? Outro jeito de avaliar a utilidade de rede social é de investigar se o seu público alvo usa essa rede ou não. Na maioria dos casos respondendo essas duas perguntas você vai conseguir facilmente identificar em quais redes você deve investir seu tempo e esforço.

Passo 3: Verifique se os seus perfis nas redes sociais são consistentes.

Seus perfis nas redes sociais devem ser consistentes para representar bem sua marca.

– Procure usar sempre o mesmo logo, de acordo com o seu brand-book

– Utilize uma descrição envolvente e atualizada, que inclua as palavras-chave mais relevantes sobre o que sua empresa faz

– Certifique-se que o link para o seu website está correto

Agora avalie a voz da sua marca, você deve mantê-la consistente em todas as redes. Por fim, não duplique o conteúdo em todos os canais – se você posta o mesmo conteúdo em todos os locais o seu público não vai querer assinar as três contas.

Passo 4: Faça auditoria do público de cada rede social

Existem dois jeitos de avaliar isso o público correto em cada uma das suas redes:

– Via Audience Report de Google Analytics. Filtrando por demografia, gênero, região você pode verificar se o perfil de público que visita o seu site e gera conversão é o mesmo que você está visando nas redes sociais.

– Via Channels Report de Google Analytics (vá para Acquisitions, clique em “All Traffic” e em seguida em “Channels”) onde você pode escolher “Social” e ver quais canais sociais te trazem mais tráfego.

Passo 5: Analise suas atividades em cada uma das redes sociais

Esse é o passo crucial na sua auditoria de mídias sociais. Você precisa estabelecer se você está postando o conteúdo correto em cada rede social. Particularmente, foque nos seguintes pontos:

– Qual conteúdo você está postando?

Para envolver o público das mídias sociais você precisa manter um balanço saudável entre posts próprios e compartilhados. Da experiência própria posso dizer que a divisão 50/50 entre conteúdo criado e compartilhado é a melhor solução para aumentar engajamento.

Qual é sua frequência de postagens?

Normalmente, não existe uma frequência ideal de postagens. O que funciona para um público pode não dar certo para o outro. Porém, geralmente você deve postar pelo menos oito a 10 vezes por dia no Twitter, duas a três vezes no Facebook, duas vezes por dia no LinkedIn e uma vez por dia no Instagram.

Passo 6: Analise o engajamento

Isso é muito importante para sua auditoria. Analisando o engajamento você consegue descobrir se os seus esforços estão trazendo frutos esperados.

Passo 7: Faça auditoria da sua competição

Por fim, compare seus esforços com o que os concorrentes estão fazendo. Você deve considerar pontos como: em quais redes sociais eles escolheram marcar presença, como se apresentam, qual público atraem, qual conteúdo postam, quando e com que frequência publicam algo, etc.

Com esse checklist você pode ganhar uma boa perspectiva sobre sua estratégia e os pontos que precisam de melhorias para garantir redes sociais com bom engajamento do seu público alvo.

Artigo de Olga Andrienko, head de social media da SEMrush

06/05/2016 – http://www.adnews.com.br/artigos/sete-passos-para-saber-se-sua-empresa-esta-fazendo-social-media-do-jeito-certo

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