Não podemos vender apenas produtos, temos que vender experiências

Na última terça-feira (22), subiu ao palco do Adobe Summit 2016 um dos principais executivos da empresa, o VP e general manager de digital marketing Brad Rencher. O executivo aproveitou o momento para falar sobre o que ele reconhece como sendo uma nova era em que as experiências e as exigências do cliente ganham cada vez mais espaço do mundo dos negócios.

Durante sua apresentação, no painel que ganhou o sugestivo nome de “Disrupting the Enterprise”, Brad falou sobre algumas mudanças importantes ocorridas de fora para dentro, ou seja, demandas da própria sociedade que podem ser sentidas e devem ser interpretadas pelo mercado de marketing para garantir resultados.

Um bom exemplo citado pelo executivo foi o Instagram. A rede social, segundo ele, é um retrato claro sobre a mudança no comportamento do consumidor. “As pessoas atualmente têm maior afinidade com momentos que com bens materiais. Basta pensarmos em nossos feeds no Instagram. O que é aquilo? Nada mais é que as pessoas buscando e compartilhando experiências. É isso que as marcas precisam entender. Nós não estamos mais no negócio de vender produtos, estamos no negócio de vender experiências”, concluiu Rencher.

O VP de Marketing Digital da Adobe classificou “duas ondas” causadas pela tecnologia no mercado. Segundo ele, elas são representadas pela digitalização do back office e do front office, que trouxe a possibilidade de conectar diretamente toda a experiência de compras, por exemplo, acelerando e otimizando os processos de vendas.

Essas “ondas”, no entanto, estão superadas, dando espaço a um terceiro movimento, que Brad classificou como “onda da disrupção”. Esse cenário, segundo ele, traz o que pode ser chamado de “a economia da experiência” que, em linhas gerais, nada mais é que utilizar todos os recursos tecnológicos para criar a melhor experiência e estreitar o contato com o consumidor. Rencher deu exemplos de como uma marca pode atingir esse objetivo, como a oferta de conteúdos e interações significativas que façam parte do contexto do consumidor.

O executivo afirmou que o mercado está vivenciando uma nova realidade em que, para elevar as expectativas e impressões de consumidor com relação a um produto, é necessário promover experiências verdadeiramente envolventes. “Eles esperam que você os conheça e entregue experiências consistentes, contínuas e convincentes”, declarou Brad Rencher. “Essa onda diz respeito a arrepios, sorrisos, aproximar pessoas. É sobre fazer nosso trabalho tão bem que os consumidores nem lembrem que nós existimos”, concluiu.

Redação Adnews, de Las Vegas (USA)
O Adnews está no Adobe Summit a convite da Adobe. A cobertura é um oferecimento também de Rae,MP e TheAcquis

23/03/2016

http://www.adnews.com.br/adobesummit/nao-podemos-mais-vender-apenas-produtos-temos-que-vender-experiencias

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