Food Service

O restaurante é um dos tipos de negócio mais vulneráveis. A comida pode ser deliciosa, o serviço impecável e o ambiente aconchegante, mas nada disso terá significado se você não der a seus clientes um motivo para voltar.   Mesmo quando você tem um público fiel, a questão é: por quanto tempo eles vão permanecer?

Você já pensou em implantar um programa de fidelidade?

Clientes frequentes gostam de ganhar pontos, que se traduzem em algum tipo de recompensa: um desconto, um brinde ou tratamento especial. Contudo, se você optar por fazê-lo, esta conversão deve ser simples e intuitiva.

Os restaurantes estão descobrindo a capacidade de fazer com que seus clientes voltem por meio de programas de recompensas. Além de fazer os clientes voltarem, você ainda terá acesso a várias informações como dados dos clientes, e-mails e refeições consumidas, dando ao seu garçom a possibilidade de fazer sugestões mais precisas, chamando-o pelo nome, oferecendo a sua bebida favorita, e o mais importante, você conhecerá seus clientes e poderá informá-los sobre mudanças no menu, promoções e eventos, pedir feedback sobre experiências  gastronômicas recentes e que irão ajudá-lo a construir o seu próprio sortimento de cardápio.

Uma boa ideia é envolver o cliente no desenvolvimento do programa fidelidade a fim de  saber o que ele realmente gostaria de ganhar.

No entanto, a maior parte das empresas comete o mesmo erro. Quando os clientes terminam seu cartão, eles têm que voltar a estaca zero, e a menos que você tenha algum outro motivador especial além de um desconto, é desanimador ter que começar de novo.

Existe também o público que é habitue dos pratos com desconto, esse público nem sempre é o mais fiel. Acabadas as ofertas, ele vai para outro lugar a menos que você tenha dado outro incentivo para voltar, nesse caso, você pode dar um cartão bronze, que passa a ser prata, e então o ouro, por exemplo. Assim você pode garantir o seu cliente por um longo prazo e isso o diferenciará dos outros programas.

Outra alternativa é firmar parcerias com marcas e serviços, fazer um campeonato entre os mais fieis, contudo, se o fizer, certifique-se de divulgar nas mídias sociais para mostrar como o seu restaurante cuida bem de seus clientes, essencial para o sucesso dos restaurantes.

Os programas de fidelidade mais bem sucedidos aumentarão a frequência do seu cliente. O objetivo é transformar esse bom cliente em um grande cliente.  A criatividade é fundamental para um programa de fidelidade, porque ele pode, de verdade, impulsionar o seu negócio.

 

Ingrid Devisate – responsável pelo Desenvolvimento de Negócios em Food Service.

08 Mai 2013

http://www.gsmd.com.br/pt/artigos/food-service/programa-de-fidelidade

Marcado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: