MARKETING CULTURAL – conceito

O marketing cultural é uma ferramenta que projeta uma empresa e promove uma marca que está envolvida com o apoio à projetos culturais e artísticos. O marketing cultural torna-se vantajoso para empresas, artistas, produtores, governos e para o cidadão espectador e participante da cultura.

Neste setor, o marketing cultural utiliza a cultura como veículo de comunicação para promoção da empresa patrocinadora. O marketing cultural está relacionado também com as políticas de incentivos fiscais, como por exemplo, a Lei Rouanet.

Seja através de incentivos fiscais ou da própria iniciativa das empresas patrocinadoras, o marketing cultural é um fator de apoio e acesso às artes, à criatividade popular, ao conteúdo histórico e etimológico de uma sociedade, e sobretudo, da memória pública expressada em diversos suportes de expressão documental e artística.

Na prática, o marketing cultural se manifesta publicamente através de grandes festivais, filmes, espetáculos de nível nacional e internacional, mas ao mesmo tempo já se destaca ao lado de projetos sociais locais que beneficiam pessoas reconhecidas através da arte. Para a empresa, o marketing cultural deve levar a sua marca para um maior número de pessoas, para que o reconhecimento e a identificação da empresa com determinada obra torne-se instantâneo na mente das pessoas.

Fontes
http://biblioteca.estacio.br/artigos/010.htm
http://www.ead.fea.usp.br/semead/6semead/MKT/

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